Visiona fornece ao governo de SP solução para barrar crimes ambientais

17/09/2017 17:25

Empresa fornece à Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo uma solução que permite barrar crimes ambientais em fase inicial. Novo sistema de monitoramento da SMA identifica degradação em áreas a partir de 20 metros quadrados; antes cerca de 400 metros quadrados

A fiscalização ambiental na Secretaria do Meio Ambiente (SMA) ganhou um reforço com uma nova plataforma de imagens para o monitoramento ambiental, fornecida pela empresa Visiona Tecnologia Espacial S.A.

As imagens de altíssima resolução espacial são disponibilizadas na plataforma denominada My DigitalGlobe, da operadora DigitalGlobe, com informações bastante detalhadas, permitindo identificar com precisão e rapidez o tipo de degradação da área em análise, tornando possível barrar um crime ambiental ainda em estágio inicial.

A Visiona forneceu a solução de monitoramento (My DigitalGlobe) na qual disponibiliza na plataforma imagens de altíssima resolução espacial, de 60 cm a 31 cm, coletadas por cinco satélites, com a possibilidade de consulta de dados históricos (acervo de imagens) a partir de 2008, permitindo uma análise mais assertiva para o Cadastro Ambiental Rural de acordo com a Lei Federal 12.651/2012.

Com capacidade de revista quase diária, nas quais os satélites WorldView-1, WorldView-2, WorldView-3 e 4 e GeoEye-1 coletam as imagens, a SMA aumenta sua capacidade de análise quando comparado com o intervalo de revista de quase dez dias dos satélites de média resolução espacial usados até então, na qual era possível identificar degradações em áreas a partir de 3.600 m², quase meio campo de futebol. A partir de 2016, esse tamanho foi reduzido para 400 m², com a disponibilização das imagens coletadas pelos satélites Sentinel-2 (A e B) da Agencia Espacial Europeia (ESA). Agora, é possível detectar alterações na vegetação em uma área de 20 m² com as imagens de altíssima resolução espacial disponíveis na plataforma.

O Diretor do Centro de Monitoramento da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), Sr. Roney Perez, destacou a importância da solução adquirida para apoiar as ações de controle e monitoramentos ambientais: “A frequência, a qualidade e a confiabilidade da imagem são importantes para o monitoramento, pois isso reduz o tempo de resposta e aumenta a possibilidade de barrar a degradação na fase inicial. Também permite direcionarmos melhor nossos esforços e da Polícia Ambiental”.

O acesso ao portal é realizado internamente pela Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), responsável pelo SICAR-SP e utilizado por toda a SMA, incluindo a Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), CFA, seus institutos de pesquisas e CETESB.

Por Ana Flávia de Oliveira (MundeGEO)

 

—————

Voltar